quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROJETO JOVEM AMBIENTALISTA - PJA

Um Projeto de Complementação
Escolar para Jovens do Ensino
Médio de Escolas Públicas.


O Projeto “Jovem Ambientalista”, tem por objetivo proporcionar a estudantes , do ensino médio, das escolas públicas da região, a realização de estudos práticos, sistemáticos, de campo e de laboratório, em Meio Ambiente, questões sócioambientais gerais (Ciências Humanas e Ciências Naturais), relacionadas aos ecossistemas da região e conteúdos correlatos, compatíveis com o conteúdo e a complexidade do nível médio de ensino. São estudos orientados por uma equipe de professores formados pelo NEAm.
O MOTIVO

Para a equipe do CEAP o ensino médio na região tem sofrido bastante com a deficiência de professores nas diferentes áreas de conhecimento. Tal situação faz com que boa parte do período de aulas não seja aproveitado o que faz com que os estudantes fiquem com esse tempo ocioso e, consequentemente, não cumprem o tempo de estudos presenciais exigidos.

Este fato toma uma proporção bastante preocupante quando se leva em conta aqueles jovens em situação social de risco, ou seja, aqueles que estão a beira ou completamente imersos em atividades delinqüentes. A ociosidade e a inexistência de atividades escolares permanentes, são fatores que proporcionam e facilitam a inserção dos jovens nestas atividades.

Por outro lado a região é detentora de uma das maiores reservas naturais do Brasil, tanto em bens vegetais e animais quanto aqueles de natureza mineral, formada por 6 unidades de conservação e 5 terras indígenas. Neste conjunto, destacam-se o Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás, a Serra Andorinhas-Martírios e o Parque Zoobotânico de Marabá que, juntos, abrigam um dos maiores laboratórios natural de temas ambientais.

Por outro lado, a peculiaridade de estarem, essas unidades, cercadas por áreas com um elevado índice de antropização e altamente devastadas por pastagens, áreas agrícolas, exploração de madeira e outras atividades, abrigam um sem número de questões sócio-ambientais de relevante interesse científico. Essa peculiaridade coloca o patrimônio ambiental dessas unidades em constante ameaça de depredação requerendo ações educativas urgentes que vise a conscientização da população para a sua importância socioambiental.

Proporcionar aos jovens estudantes de ensino médio de escolas públicas regionais, oriundos de camadas sociais de baixo poder aquisitivo, o desenvolvimento de estudos práticos em temas sócioambientais é um investimento da mais alta importância sócioeducacional, não apenas por oportunizar-lhes a realização de atividades educativo-científicas complementares à sua formação escolar, mas, também, por oportunizar-lhes a saida de potenciais situações propiciadoras de atos e comportamentos delinqüentes.



CLIENTELA

Estudantes de Ensino Médio de Escolas Públicas de Marabá.

Obs: O Projeto prevê a criação de 20 bolsas-estudo para os estudantes selecionados, ao nível da bolsa do Programa BolsaEscola, com o compromisso do estudante dedicar 15 horas semanais ao Programa.

Vagas: 20

Atividades e Procedimentos

As atividades deste programa estarão centradas na realização, por parte dos estudantes de:

1- Estudos práticos elementares, sócioambientais, de campo e de gabinete, com predomínio das atividades de campo, por um período de 10 meses.

a. Esses estudos versarão sobre as características ecológicas regionais; as relações desenvolvidas pelas comunidades do campo e da cidade para com as Unidades de Conservação e outros ecossistemas regionais e seus entornos e os impactos decorrentes desta relação. Os mesmos serão abordados segundo o conteúdo e a complexidade exigida para o nível médio de ensino.

b. Serão desenvolvidos por 2 grupos de 10 estudantes em 2 etapas:

i. Etapa Ambiente FísicoBioecológico: durante os 3 primeiros meses de estudos práticos, 2 grupos, no turno da manhã, estudarão aspectos ecológicos relacionados ao ambiente físico e biológico de ambiente de florestas e ecossistemas rurais;

ii. Etapa Ambiente Antrópico: os outros 2 grupos, concomitantemente ao grupo anterior, estarão estudando aspectos antrópicos, sócioambientais das zonas urbanas do município;

iii. No 3 meses seguintes os grupos se alternarão no campo dos temas de estudos.

iv. Os professores contratados pelo Projeto, passam por uma etapa de formação em Educação Ambiental em curso realizado pelo NEAm.

2- Como preparação para o desenvolvimento desses estudos, os estudante participarão, durante um mês, de um conjunto de oficinas de formação teórico-prática onde os mesmos entrarão em contato com um arcabouço teórico relacionados à temática socioambiental, tais como:

a. Princípios da educação ambiental,

b. Conceitos ecológicos e Questões ambientais gerais e regionais

c. Oficina de Práticas de trabalho de campo e primeiros socorros.

3- A cada 3 meses será desenvolvida uma Semana de Exposição de Resultados: esta etapa constará de exposição e debates organizados pela equipe de JÁ, em centros comunitários e escolas do município com o desenvolvimento de atividades interativas.

4- Os estudantes terão uma carga horária de 15 horas semanais distribuídas nos 5 dias da semana, em 1 período do dia, divididas em 3 horas de estudos bibliográficos orientados e 12 horas de estudos práticos de campo e de laboratório.

CRONOGRAMA



CEAP - Parauapebas PA

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