quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROJETO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA

1 - APRESENTAÇÃO

Neste projeto, propõem-se, com o intuito de melhorar a relação Homem, Sociedade e Natureza já um tanto deteriorada na região, o desenvolvimento do Projeto de Formação Continuada em Educação Ambiental com a oferta do Curso de Atualização em Educação Ambiental e Cidadania e a implantação do Grupo de Estudos Permanentes Universidade Escola em Educação Ambiental e seus Problemas. Este Projeto visa oportunizar, aos professores da Educação Básica da região, um programa permanente de formação em educação ambiental baseado nos princípios definidos na Política Nacional de Educação Ambiental e no Tratado para Sociedades Sustentáveis e contextualizada regionalmente nos aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais.
Com esse esforço busca-se propiciar, a esses professores, a construção de conhecimento, nos planos teórico e prático sobre as questões sócio-ambientais da região e os fundamentos teóricos pertinentes, a partir do estudo dos conceitos, abordagens, características e implicações das questões sócioambientais, numa abordagem interdisciplinar entre as áreas de conhecimento envolvidas. Como meta geral visa-se a construção de uma consciência ecológica na região voltada para a valorização dos direitos humanos e à preservação ambiental, a partir do estudo das implicações e responsabilidades para com a Floresta Amazônica e para com a qualidade de vida nos centros urbanos regionais, reconhecendo, no professor, um importante elemento multiplicador.
Este Projeto é desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental de Carajás, O CEAP, que é um Programa/unidade criada para desenvolver a Educação Ambiental na FLONA Carajás e seu entorno a partir de parceria entre o Núcleo de Educação Ambiental da UFPA/Campus de Marabá (NEAm); o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis-IBAMA por meio de sua unidade da FLONA Carajás e Prefeitura Municipal de Parauapebas. Conta com o importante apoio da Gerencia de Meio Ambiente da VALE no transporte dos professores durante a realização do curso.

2 - OBJETIVOS
Formação Continuada em Educação Ambiental para professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Educação Infantil) da região, com oferta semestral do curso Docência da Educação Ambiental e Problemas Regionais.

3 – METODOLOGIA
Os Pricípios Metodológicos adotados no Curso de Docência em Educação Ambiental e Problemas Regionais são aqueles expressos no texto do Programa CEAP.

4 - METAS ANUAIS.
- Oferta de 2 turmas em janeiro e 2 turmas em julho (uma em Marabá e outra em Parauapebas a cada mês), com 40 vagas cada, do Curso de Atualização em Docência da Educação Ambiental e Problemas Regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário