quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROJETO ESCOLA VAI A FLONA - PEF




.Este Projeto visa promover a inserção e/ou consolidação do debate ambientalista na educação formal dos estudantes das escolas de ensino fundamental da região, de forma transversal e lúdica, visando a construção de hábitos e valores sustentáveis e a formação de elementos multiplicadores que atinjam a comunidade a partir do desenvolvimento de atividades de educação ambiental extracurriculares, na Floresta Nacional de Carajás (FLONA Carajás) e seu entorno.
Busca ainda:
1- Envolver, os estudantes da educação básica da região, no debate sobre as características socio-ambientais regionais, seus problemas e soluções pertinentes;
2- Proporcionar aos estudantes a possibilidade de construção de conhecimentos teóricos que os levem a adotar ações individuais e coletivas de proteção, conservação e preservação da Natureza como um todo;
3- proporcionar aos estudantes das escolas da região o conhecimento dos problemas sócioambientais e suas causas
4- proporcionar aos estudantes das escolas da região o conhecimento da Floresta Nacional de Carajás e dos processos relacionados à exploração de minério de ferro em seu interior.
5- Desenvolver atividades pedagógicas de avaliação dos impactos ambientais.

ATIVIDADES:
Os princípios teóricos metodológicos adotados neste Programa são aqueles delineados no texto do Projeto CEAP.
Éste Programa é composto por um conjunto de ações educacionais que vão de:
1- Palestra para a turma de estudantes do ensino fundamental, ministrada pela equipe do CEAP, com exposição e debates em sala de aula sobre: princípios da Educação Ambiental, fundamentos Sócio-Ambientais, Problemas Regionais, SNUC e Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás e segurança nos trabalhos de campo.
2- aulas de campo em ambientes da Floresta Nacional de Carajás e de seu entorno, incluindo áreas urbanas e rurais, versando sobre o estudo das características e processos naturais e sobre avaliação da ação humana no ambiente, empregando atividades lúdicas e recreativas como o desenvolvimento de trilhas, acampamentos, jogos, dramatizações e conversas (entrevistas) com a população. Neste Programa as aulas são sistemáticamente planejadas, buscando-se adequar os conteúdos e as atividades à faixa etária da turma em estudo.
3- Ação Continuada, em Educação Ambiental, desenvolvida pela turma na escola ou na comunidade em que a escola esta localizada coordenada pelo professor e orientada pela equipe do CEAP.
Para o desenvolvimento destas atividades são utilizados os seguintes roteiros:
1- Parque Zoobotânico de Carajás
2- Núcleo Urbano de Carajás, Central de Materiais Descartados da VALE.
3- Núcleo Urbano de Parauapebas: Tratamento e Rede de Água e Esgoto
4- Coleta e Estocagem dos Dejetos de Parauapebas: o Lixão
5- Produção Mineral e Impactos Ambientais: pilhas de estéreis, mirante da Mina; mirante da Produção; área de Embarque e Represa de Contenção.
6- Agropecuária e Impactos Ambientais: Ação Antrópica na APA do Ig. Gelado
7- Produção Rural e Impactos no Entorno da FLONA: Vila Sanção; Vilhinha; Assentamentos Palmares I e Palmares II
8- O Ecossistema Savana Metalófila N1: flora, fauna e morfologia
9- A Transição Savana-Floresta: N1, Corte Sete, Castanhal da APA e o Vale Itacaiunas
10- O Centro da FLONA: estrada para o Bahia e o Igarapé Águas Claras.
11- Garimpo e Meio Ambiente: Serra Pelada e adjacências

Essas atividades ocorrem a partir da demanda surgida na escola, encaminhada pelo professor da turma interessada.
Só poderão participar do Projeto, aquelas turmas cujo professor realizou o curso de Formação Continuada em Educação Ambiental ofertado pelo CEAP/NEAm..
Estas aulas/estudo são planejadas e coordenadas por um orientador e 1 auxiliar técnico de campo do CEAP e por estagiários do NEAm, juntamente com o professor da turma e um monitor do Programa Jovem Ambientalista.


CLIENTELA:
Alunos da Ensino Fundamental, organizados por turma/séries, das rede escolas públicas e privadas da região.

METAS ANUAIS
O CEAP tem como meta, por ano, no Programa A Escola Vai à FLONA, atender 112 turmas, totalizando 4.480 estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

CRONOGRAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário